Jornalismo cultural em tempos de cultura nas redes, interatividade e pós-cultura

Resumo:
Nos últimos anos, com o crescimento das redes sociais, surgiram novos caminhos para a difusão, criação e reflexão sobre cultura. Esse é atualmente um dos grandes dilemas do jornalismo cultural: como usar as redes para falar de cultura sem submergir à sua nova lógica pós-canônica e pós-cultural. Já que, nesse contexto, se explicitam as diferenças entre a forma tradicional de difusão cultural
e as novas formas da cultura nas redes.

Palavras-chave: jornalismo cultural; cultura digital; interatividade; cultura; pós-cultura.

Abstract: Over the last years, with the growth of social networks, new paths have emerged for the diffusion, creation and reflection about culture. This is presently one of the biggest dilemmas of cultural journalism: how to use digital networks to talk about culture without submerging to its new post canonical and post cultural logic. Given that, in this context, the differences between the traditional form of cultural diffusion and the new forms of culture in the digital networks are highlighted.

Keywords: cultural journalism; digital culture; interactivity; culture; post-culture

publicado na Revista Lumina – Vol.10 • no2 • agosto 2016 (link)

Obs: esse artigo é uma versão modificada e atualizada do texto “cultura nas redes” de 2013

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s